quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Cuidados Com Sua Panela De Pressão!

Evite acidentes com panelas de pressão tomando alguns cuidados :

1) Faça constantemente a limpeza da válvula com auxílio de um limpador de válvula, que geralmente é vendido nas feiras livres e algumas lojas.
2) Ao cozinhar, não encha mais do que metade da  capacidade da panela.
3) Nunca abra a panela enquanto estiver quente. Tire a válvula, deixando a panela sob água fria e espere sair todo o vapor antes de tirar a tampa.
4) Fique sempre de olho no estado da borracha de vedação.
5) Quando cozinhar leguminosas coloque água suficiente, para cozinhar e não secar, respeite os limites pois algumas leguminosas soltam uma película que pode entupir a válvula.
6) Facilite sua vida usando com cuidado a panela de pressão, pois ela é uma grande aliada.


Tempo de cozimento - é sempre indicado depois que a panela pegar pressão, ou seja, começar a ferver.

Economia - quando a panela começar a apitar, desligue o fogo e deixe-a fechada até perder totalmente a pressão, pois o alimento continua cozinhando até a pressão ser totalmente liberada.

Tudo mais saudável - se puder optar entre cozinhar um alimento na panela de pressão ou na panela convencional, escolha a de pressão, pois a quantidade de água usada é menor e o tempo de cozimento também, sendo assim os alimentos perdem menos nutrientes, além da economia. 

Receitas fáceis e praticas:

Bisteca com maça
Rende 4 porções
Tempo de preparo 1 hora e 20 minutos.

Ingredientes:
1)  1/2 colher de chá de sal
2)  4 dentes de alho amassados ou bem picadinhos
3)  1 colher de chá de pimenta-do-reino( à gosto)
4) 4 bistecas de porco cortadas grossas
5)  1 colher de sopa de azeite
6)  1 colher de sopa de alecrim
7)  2 maças verdes descascadas
8)  1/2 xícara de chá de água.
Modo de Fazer:
Em uma tigela misture o sal, o alho e a pimenta. Junte as bistecas e misture bem. Cubra com papel filme e deixe descansar por 1 hora.
Aqueça o azeite em fogo médio, na panela de pressão. Coloque as bistecas, frite-as dos dois lados, até ficarem douradas. Adicione as maças cortadas em gomos e deixe dourar rapidamente, acrescente o alecrim e a água, tampe a panela e deixe em fogo médio até iniciar a fervura. Quando a panela pegar pressão abaixe o fogo e deixe 10 minutos, então desligue o fogo e aguarde sair completamente a pressão para abrir e servir.

Doce de abóbora
Rende 6 porções
Tempo de preparo 1 hora

Ingredientes:
1)  1 kg de abóbora descascada e picada
2)  1/2 kg de açúcar
3)  2 cascas de canela
4)  4 cravos-da-índia
5)  200 g de coco ralado
Modo de Fazer:
Misture todos os ingredientes na panela de pressão, tampe e leve ao fogo médio até iniciar a fervura. Abaixe a chama e deixe cozinhar por 30 minutos. Aguarde sair completamente a pressão, abra a panela e adicione o coco ralado. Volte a panela ao fogo baixo destampada por mais ou menos 10 minutos, mexendo sempre, até ficar na consistência desejada. Transfira para um refratário e depois de frio cubra com filme plástico ou tampa e leve à geladeira.


Eu passei pela terrível experiência da explosão da minha panela de pressão. Eu estava fazendo uma sopinha para o meu bebê que estava se recuperando de uma virose, quando a panela explodiu. Estava eu trocando o bebê para almoçar quando ouvi um tremendo estouro na cozinha, quando lá cheguei a panela tinha sido arremessada longe o fogão tinha afundado, dando perda total, o gás estava vazando e a cozinha estava toda lavada de sopa, acreditem foi por Deus  que nada de ruim nós aconteceu. 
Eu então resolvi abordar esse tema para alerta-los de que a panela de pressão é uma ótima aliada, mas pode se tornar uma terrível arma contra a nossa vida.
Obrigado mais uma vez aos meus seguidores e bem vindo aos novos visitantes. Abraços a todos.

0 comentários:

Postar um comentário

 

1001 Dicas e Soluções Template by Ipietoon Cute Blog Design