sábado, 22 de setembro de 2012

Como Acabar Com o Mofo e a Umidade!

O que são os mofos?

Um tipo importante de fungo é o mofo, que surge através dos espórios, células quase microscópicas que encontramos flutuando no ar.





Os espórios preferem locais escuros e úmidos para realizar a reprodução, como paredes, gavetas, armários, livros etc., estas mesmas células minúsculas também se agrupam em pães, frutas e vegetais, pois buscam alimentos em ambientes propícios para o seu desenvolvimento. Alguns tipos são danosos a saúde humana, como é o caso dos que se desenvolvem nos pães, nas frutas, nos legumes, etc., pois eles estragam e apodrecem os alimentos. Ao comer um alimento (pão, fruta, legume, etc) é sempre importante verificar se o mesmo não se encontra embolorado. Em caso afirmativo, o certo é jogar o alimento no lixo.


"Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), milhões de pessoas adoecem todos os anos em virtude da ingestão de alimentos contaminados. A ocorrência de contaminação dos alimentos está relacionada a vários fatores, tais como: temperatura/tempo, armazenamento, conservação, manipulação, hábitos higiênicos, entre outros." 
 E os que se desenvolvem nas gavetas, paredes, etc., trazem problemas respiratórios como rinite, asma, etc.
Já nos objetos eles causam danos, como manchas.
Existem também algumas espécies de mofos que são úteis aos seres humanos. Podemos citar como exemplo os mofos do gênero penicillium. Estes mofos servem para os cientistas como base para a produção de antibióticos (penicilina), usados para combater vários tipos de doenças.
Algumas espécies de mofos tão são usadas na fabricação de determinados tipos de queijos.


Teto com Mofo
Mas contra os que causam danos vou dar algumas dicas para você poder evita-los. 




1) Como manter os armários e as gavetas livres do mofo:

- Deixe os armários e as gavetas abertos por cerca de 1 hora por dia, principalmente quando estiver sol, para que não se forme umidade.

- Coloque dentro dos armários e gavetas alguns pedaços de giz escolar, que absorve a umidade e pode ajudara evitar o mofo.

- Pedras de cânfora previnem o surgimento de mofo e deixam um cheiro gostoso. As pedras podem ser compradas em farmácias. Se for de sua preferência você pode embalar as pedras em saquinhos feitos de gaze. Mas atenção há pessoas alérgicas a cânfora.

-  Se houver mofo no armário ou na gaveta, retire tudo de dentro, prepare uma solução de 1 litro de água para 4 colheres de sopa de vinagre e passe um pano umedecido com a solução nas partes internas. Deixe secar bem de preferência de um dia para o outro, só então recoloque tudo no lugar.

- Para retirar a umidade do interior dos armários, experimente também colocar um recipiente com sal grosso dentro dele. O sal absorve a umidade.



2) Banheiro seco e livre do mofo:

- Como é um local abafado e úmido, as janelas do banheiro devem ser mantidas abertas, pelo menos, após o banho.

- Se a janelas do banheiro não derem para a rua e não houver perigo, deixe-as sempre abertas para que exista ventilação, tornando o aparecimento do mofo menos provável.

- Como o mofo espalha-se rapidamente, fique atentos ao aparecimento das primeiras manchas. Logo que identificá-las, passe pano com água sanitária e esfregue bem, depois e só enxaguar. 

- Dentro dos armários e gavetas do banheiro, use cânfora ou giz, como nos outros ambientes da casa. Mas lembre-se de trocá-los com maior frequência, já que o local é mais úmido.

- Para limpar o mofo dos azulejos do box, borrife vinagre nos rejuntes sujos. Deixe agir por cerca de 2 horas e retire a sujeira com uma escova, água e sabão.



3) Paredes e teto livres do mofo:
- Para retirar o mofo das paredes e do teto, aplique álcool gel com uma esponja macia. Em seguida, passe um pano  seco.

- Se a parede estiver com bolhas de umidade, você deve lixá-la até remover o bolor. Depois, lave com água sanitária e água(na proporção 1:1), enxágue, com água limpa e, quando estiver totalmente seca, aplique tinta para cobrir o estrago.

-  Existem tintas de parede com substâncias fungicidas que tem ação antimofo e ajudam proteger as paredes internas e externas da casa, informe-se nas lojas especializadas.


Aqui encerro minhas dicas agradecendo aos meus seguidores e os novos visitantes, aguardando troca de informações por parte daqueles que possam contribuir com boas dicas do assunto, com a finalidade de juntos podermos ajudar mais leitores. Abraços a todos.


15 comentários:

  1. olaa , eu tenho esse problema aqui em casa e queria saber mais sobre ele , Qual a função dos bichinhos que aparecem na parede mofada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo de Tarso Batista dos Santos25 de maio de 2014 às 13:16

      Amigo, o mofo causa problemas pulmonares graves.
      Os bichinhos não têm função alguma.
      Pelo contrário, são agentes altamente agressivos!

      Excluir
    2. Tiago Amaral, peço desculpas por ter sido indelicada com você e ter demorado tanto para responder, infelizmente estou com alguns problemas de saúde com meu pai.
      Meu caro o mofo do banheiro é danoso a saúde e aos objetos e a construção, não trás benefícios e ele trás danos como problemas respiratórios. Agradeço sua interação e atenção! Um grande abraço.

      Excluir
  2. Paulo de Tarso Batista dos Santos25 de maio de 2014 às 13:19

    Já deixei meu comentário.
    Entretanto, acrescente-se que os fungos existentes são utilizados na produção de penicilinas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo de Tarso Batista dos Santos, muito obrigado pela orientação que você deu ao comentário do Tiago, fico feliz por ter pessoas que interagem com minhas postagens. Agradeço de coração sua atenção, um grande abraço.

      Excluir
  3. Importante ressaltar que os fungos são importantes à nossa sobrevivência, pois muitas espécies de fungos trabalham em associação com plantas aumentando a absorção de nutrientes nas raízes. Outros fungos são utilizados nas indústrias farmacêutica (produção de antibióticos) e alimentícia (produção de bebidas, queijos, pães, etc.). Também os fungos apresentam importante papel biológico, pois são responsáveis pela "reciclagem" da matéria orgânica na natureza.

    ResponderExcluir
  4. gostei muito claudia pela info. sobre mofos.este e um problema que tenho no meu quarto, paredes emboloradas como se estivesse pipocando, acredito ser um vazamento de agua (cano) no interior da mesma. mas vou sequir suas dicas,obrigado.telmo pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico feliz por ter ajudado Telmo. Espero que tenha dado tua certo, grata por sua visita.

      Excluir
  5. Gostaria de saber sobre o uso da CÍLICA para evitar mofo em remédios e componentes eletrônicos?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stenio, a umidade do meio ambiente pode ser absorvida pelos medicamentos e danificá-los, por esse motivo é acrescentado o sachê de sílica.
      Os saquinhos de sílica em gel são dissecantes, absorvem a umidade e prolongam a vida útil componentes eletrônicos.
      Grata por sua visita.

      Excluir
  6. Muito interessante.. Passei um mês viajando e quando voltei minha casa estava infestada de mofo. Limpei as gavetas com uma solução com água sanitária e cloro. E tive que lavar todas as roupas. Meu quarto não tem janela, então o acúmulo de umidade é maior. Mas estou deixando as gavetas da cômoda entreabertas e coloquei aqueles recipientes anti-mofo q eh vendido em supermercados. A dica da cânfora me foi dada por minha professora de Microbiologia. Apreciei as informações aqui contidas. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço sua visita Deyse, fico feliz que acrescentei mais informações aos seus conhecimentos, abraço.

      Excluir
  7. Posso por silica em uma gaveta de meias q esta cheirando bolor?

    ResponderExcluir
  8. Eric, faça o seguinte higienize a gaveta (prepare uma solução de 1 litro de água para 4 colheres de sopa de vinagre e passe um pano umedecido com a solução nas partes internas. Deixe secar bem de preferência de um dia para o outro), coloque-a ao sol em primeiro lugar, aí sim você coloca a silica. Agradeço a sua visita e participação, um grande abraço.

    ResponderExcluir

 

1001 Dicas e Soluções Template by Ipietoon Cute Blog Design