quarta-feira, 14 de julho de 2010

VINAGRE - O Toque Mágico Na Cozinha e na Saúde!



O Condimento de mil e uma utilidade.

O vinagre é usado para diferentes finalidades e tornou-se indispensável, com sabores variados temperam muito mais do que uma simples salada.
O vinagre é conhecido desde os primórdios da civilização, sua existência é datada de 8mil a.C.. Sua principal função é atribuir sabor e aroma às preparações. Geralmente ele é obtido da acetificação do vinho, mas dependendo do país a sua elaboração varia. No Brasil, predomina a produção que utiliza álcool da cana-de-açúcar e vinho extraído da uva tinta ou branca. Em lugares onde há muitas vinícolas, como Itália, Grécia, França, e Espanha, o vinagre é elaborado principalmente do vinho. No Japão e na China o preferido é o vinagre elaborado à partir do arroz.
Os melhores tipos são os de vinho tinto, vinho branco, e champanhe, porque são produzidos a partir da bebida de uvas selecionadas e elaboradas por um processo mais lento, adquirindo componentes essenciais que agregam maior valor ao produto.
O vinagre não serve só para temperar salada são várias as maneiras de utilizá-lo e existem vários tipos disponíveis no mercado. 

Tipos de vinagre e suas utilidades:
1. Balsâmico - Este vinagre aromático, forte e agridoce é pouco ácido. Serve para temperar carnes, legumes cozidos, peixes, massas, saladas e molhos. O Acetato Balsâmico di Modena, de mosto de uva cozido na Itália, é considerado o melhor. A fermentação natural e o processo lento de produção e acetificação de pelo menos meio século o diferenciam dos outros balsâmicos, com apenas cinco anos.
2. De Vinho Branco - De sabor ácido, é bom para saladas e molhos.
3. De Vinho Tinto - É encorpado e o mais ácido dos vinagres. Vai bem em saladas, molhos e sanduíches.
4. Aromatizado com Ervas - Este tipo dá sabor e aroma de estragão, hortelã, alecrim, manjericão ou louro é ótimo nas saladas.
5. De Champanhe - Encorpado e ácido, assim como o de vinho tinto, ele serve para temperar molhos, sanduíches e saladas.
6. De Maça - Este é o menos ácido e acrescenta o gostinho da fruta a molhos e saladas.
7. De Maracujá - Feito da fruta, é agridoce e vai bem em molhos para musses, sorvetes, saladas e assados. Também pode ser borrifado sobre panquecas e waffles.
8. De Sidra - Suave e pouco ácido, é muito utilizado pelos americanos. Serve para temperar carnes, saladas e chutneys e enriquecer marinadas.
9. De Tomate - Seu sabor adocicado e suave tempera saladas e pratos quentes em geral.
10. De Framboesa - Vinagre de frutas vermelhas vão bem em saladas de tomate, chutneys, marinadas para carnes e reduções de caldos, com açúcar e especiarias.
11. De Álcool - Seu paladar forte tempera sem alterar o sabor dos ingredientes de saladas e molhos para carnes, peixes e aves.
12. De Arroz - Típico da cozinha oriental, o vinagre japonês é suave e adocicado, ideal para o preparo de sushis e pratos agridoces. Já a versão chinesa tem gosto mais pronunciado e ácido.
O Vinagre tem poder de Cura! 
Hoje o vinagre não só tem função de dar sabor mas também é reconhecido como auxiliar na cura. Os mais eficazes são o de maça e o de vinho tinto ricos em altas taxas de antioxidantes, vitaminas e minerais.

Vinagre de Maça -  Bons motivos para você inclui-lo em seu cardápio, porque ele é o menos ácido dos vinagres e o único que pode ser consumido sozinho, não precisa mistura-lo a outros temperos, isso contribui para que o organismo tire proveito dos benefícios do ácido acético, como acelerar o metabolismo e retardar o esvaziamento gástrico, aumentando a saciedade. Além de ajudar a reduzir os níveis de glicose no sangue, emagrece e previne azia e a sensação de estômago estufado. Ele tem só 15 calorias por colher de sopa e não contém gorduras nem sódio. Para fins medicinais, deve ser feito de polpa de frutas maduras e envelhecido por cerca de de seis meses. Esse processo ajuda evitar derrames, protege contra hipertensão, previne câncer e diminui os níveis de colesterol. 

Ele é rico em :

- Cálcio - necessário para saúde dos ossos, para regular a contração muscular e para transmitir impulsos nervosos.
- Ferro - Essencial para combater anemia.
- Fibras - Indicadas para absorção de gorduras, reduzindo o colesterol, a pressão e o risco de doenças do coração.
- Magnésio - Responsável pelo bem-estar cardíaco.
- Potássio - Da vitalidade e alivia a fadiga, além de evitar a retenção de líquidos.
Receitinhas:  
Emagrecimento - Diluir 1 colher de sobremesa desse vinagre em um pouco de água e tomar antes do almoço e jantar.

Gripe - Coloque 1 colher (chá) de raiz de cúrcuma em 1 xícara(chá) de água fervente. Deixe em infusão por alguns minutos e coe. Acrescente 1 colher(sopa) de vinagre de maçã, algumas gotas de limão e mel a gosto. Beba o chá três vezes ao dia.


Prisão de Ventre - Tome 2 colheres (sopa) de vinagre de maça diluído em 1 copo(americano) de água morna logo pela manhã.


Vinagre de Vinho Tinto - Ele não contém calorias nem gorduras e tem baixo teor de sódio. Sua matéria-prima é a uva, que combate tumores e inflamações, diminui o nível de colesterol no organismo e reduz a formação de coágulos sanguíneos, responsáveis por infartos e derrames.


Ele é rico :

1) Antioxidantes - Combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.
2) Catequina  É um Fitonutriente da família dos polifenóis, e tem uma forte ação antioxidante. Previne o câncer, controla os níveis de colesterol e evita derrames, atua de forma benéfica em algumas doenças como a diabetes mellitus tipo1, as cardiopatias, e o envelhecimento.
3) Polifenóis -  São componentes naturais de uma ampla variedade de plantas e são conhecidos com metabólitos secundários. Fontes alimentares de polifenóis incluem cebola, maçã, chá, vinho tinto, uvas vermelhas, suco de uva, morango e certas nozes. Os polifenóis podem ser classificados em flavonóides e não-flavonóides. Previne cardiopatias.
4) Quercetina É um flavonóide natural que possui propriedades farmacológicas, tais como Antiinflamatória, anticarcinogênica (pois atua no sistema imunológico), antiviral, influencia na inibição de cataratas em diabéticos, anti-histamínicas (antialérgicas), cardiovascular e previne distúrbios estomacais.
5) Resveratrol -  É um polifenol que pode ser encontrado principalmente nas sementes de uvas, na película das uvas pretas e no vinho tinto.  Pode conter propriedades anticancerígenas e substâncias que previnem pressão alta, derrame e infarto.
Receitinhas :

Dor de Garganta - Faça gargarejos com a solução de 1/2 xícara(chá) de água morna e 1/2 xícara(chá) de vinagre de vinho tinto.

Afta - Com ajuda de um cotonete, coloque um pouco de vinagre de vinho tinto em cima da afta, repetindo a aplicação várias vezes. 


Enxaqueca - Misture partes iguais de vinagre e água em uma panela e deixe ferver. Incline a cabeça para frente e inale o vapor várias vezes.


Eu sou uma admiradora de vinagre, fiz este Post baseado nas minhas pesquisas, espero poder ajudar com ele.
Muito obrigado pela visita dos meus seguidores e dos meus novos visitantes.


































0 comentários:

Postar um comentário

 

1001 Dicas e Soluções Template by Ipietoon Cute Blog Design